O calendário eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indica que, em um mês, os partidos políticos já poderão começar as convenções partidárias nos municípios do país para as Eleições de 2024.
Conforme as datas definidas pelo tribunal, os partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador entre 20 de julho a 5 de agosto.
As convenções partidárias são as reuniões internas do partido para deliberar e escolher os candidatos que disputarão as eleições.
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até o dia 15 de agosto para registrar o nome dos candidatos na Justiça Eleitoral. Ainda segundo os prazos do TSE, o tribunal deverá divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido até dia 20 de agosto.
O percentual por partido deverá definir a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Pré-candidatos em Campo Grande
Em Campo Grande, pelo menos nove partidos já confirmaram os nomes de seus pré-candidatos em eventos que reuniram políticos e, em outros casos, apenas através das redes sociais. Confira quem são os pré-candidatos:
Adriane Lopes
Pelo Partido Progressista (PP), concorre à reeleição a prefeita Adriane Lopes, apadrinhada pela senadora Tereza Cristina (PP). Então vice-prefeita pelo segundo mandato, Adriane assumiu a Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2022 após renúncia de Marquinhos Trad.
André Luís
Vereador em Campo Grande, o professor André Luís se filiou ao PRD (Partido da Renovação Democrática) em março e, em evento de filiação, foi confirmado como o nome da sigla a concorrer como pré-candidato a prefeito da Capital. O vereador foi eleito nas Eleições de 2020 para o primeiro mandato.
André Puccinelli
Ex-prefeito da Capital e ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli seria o nome do MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O pré-candidato se coloca na corrida pela cadeira do Executivo através das redes sociais e frequentemente reafirma em entrevistas o interesse em concorrer.
Puccineli foi prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 1997 e 2004. Na Governadoria, foi eleito também por dois mandatos e esteve como Chefe do Executivo entre os anos de 2007 e 2014.
Beto Figueiró
Ex-candidato ao senado e ao governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022, Humberto Figueiró será candidato próprio do Partido Novo para a prefeitura de Campo Grande. O anúncio foi feito em março.
Beto Pereira
Pelo PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) está Beto Pereira, que, nas redes sociais e em agendas políticas, se afirma como o pré-candidato do partido do governador Eduardo Riedel (PSDB). Beto foi prefeito na cidade de Terenos, a 33 km de Campo Grande, entre os anos de 2005 e 2013. Foi deputado estadual de 2015 a 2019 e deputado federal desde 2019.
Camila Jara
Também deputada federal, mas em primeiro mandato, Camila Jara (PT) é oficialmente a pré-candidata do partido do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Campo Grande. No dia 25 de maio, Jara realizou evento para debater o plano de governo para a Capital. Marcelo Freixo compareceu.
Camila foi vereadora em Campo Grande entre 2021 e o final de 2022. Em 2023, assumiu cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.
Luso Queiroz
Ainda não oficializado pelo partido, mas já se colocando como o nome da corrida à prefeitura, Luso Queiroz seria o pré-candidato da federação PSOL (Partido Socialismo e Liberdade)-Rede Sustentabilidade.
Rose Modesto
Recentemente, o União Brasil confirmou Rose Modesto como pré-candidata em Campo Grande, em evento que reuniu a cúpula do partido, levando ACM Neto e Antônio Rueda, presidente nacional da sigla.
Rose Modesto foi vereadora em Campo Grande entre os anos de 2009 e 2015, vice-governadora de MS de 2015 ao final de 2018 e foi eleita deputada federal mais votada de Mato Grosso do Sul, com mais de 120 mil votos, nas Eleições de 2018, assumindo mandato em 2019.
Ubirajara Martins
O advogado Ubirajara Borges Martins foi escolhido pelo Partido Democracia Cristã para ser o pré-candidato à prefeitura de Campo Grande. O lançamento da candidatura foi realizado em abril no diretório municipal da Capital.