Quinta, 19 de Junho de 2025
15°C 28°C
Fátima do Sul, MS
Publicidade

Iagro alerta para risco de morte de animais com chegada de frio intenso

No ano passado, a hipotermia matou mais de 3 mil bovinos em 14 municípios de MS

23/05/2025 às 08h20
Por: Redação Fonte: Aline dos Santos / CAMPO GRANDE NEWS
Compartilhe:
Bovinos mortos por hipotermia em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Iagro)
Bovinos mortos por hipotermia em Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Iagro)

Prevista para chegar no fim de maio, a primeira onda de frio intenso traz o alerta para o risco da morte de bovinos no pasto por hipotermia. Conforme análise dos técnicos do Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os termômetros podem chegar a zero grau em algumas localidades de Mato Grosso do Sul.

Neste cenário, a Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) alerta para os riscos da hipotermia, que matou milhares de cabeças de gado nos anos anteriores.

Continua após a publicidade
Anúncio

Conforme nota técnica, a hipotermia é causada pela exposição prolongada a baixas temperaturas, especialmente em animais debilitados ou mal nutridos. A falta de suplementação alimentar adequada, a ausência de abrigos contra intempéries, além de aspectos relacionados à idade, raça e localização dos animais na propriedade são fatores que agravam a situação.

No ano passado a hipotermia matou mais de 3 mil bovinos em 38 ocorrências registradas em 14 municípios. Em 2023 morreram pelo mesmo motivo 2.725 bovinos em fazendas de Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade
Anúncio

As medidas preventivas recomendas pela Iagro aos produtores para prevenir da hipotermia são: garantir suplementação alimentar suficiente, especialmente nos períodos secos e durante as frentes frias; providenciar abrigos ou áreas protegidas para minimizar os efeitos de condições climáticas extremas; manter o acompanhamento veterinário regular do rebanho; e seguir rigorosamente o calendário oficial de vacinação e manejo sanitário.

Em caso de mortalidade anormal de bovinos, a notificação deve ser realizada pelos canais oficiais da Iagro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.