Quarta, 19 de Março de 2025
20°C 36°C
Fátima do Sul, MS
Publicidade

Hackers invadem sistema de prefeitura e exigem US$ 1 milhão para liberar dados

Informações de contribuintes de Ivinhema podem ter sido acessados, mas que ainda não há indício de uso ilegal

05/03/2025 às 08h47
Por: Redação Fonte: Silvia Frias / CAMPO GRANDE NEWS
Compartilhe:
Ataque aos departamentos da prefeitura foi detectado no domingo (Foto: Ivinotícias)
Ataque aos departamentos da prefeitura foi detectado no domingo (Foto: Ivinotícias)

 

Por  | 04/03/2025 11:09
     
ouça este conteúdo
readme
play_circle_outline
1.0x

Continua após a publicidade
Anúncio


Os departamentos de tributação e de contabilidade da Prefeitura de Ivinhema, a 289 quilômetros de Campo Grande, foi alvo de dois ataques hacker. Os invasores tentaram bloquear os dados dos contribuintes e exigiram resgate de US$ 1 milhão para liberação das informações. O caso foi registrado na Polícia Civil.

Segundo a nota, o segundo ataque comprometeu a emissão de nota fiscal eletrônica e as funções da plataforma do IPTU on-line, que estão em processo de restauração.

Continua após a publicidade
Anúncio

O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, diz que os dados dos contribuintes não foram perdidos. "Eles falam que colheram os dados, mas não sabemos se isso é verdade ou mentira".

Conforme nota divulgada pela prefeitura, o primeiro ataque hacker aconteceu no domingo (2), às 19h50. O departamento de informática da prefeitura detectou a ação de ransomware, tipo de malware (ameaça cibernética) que sequestra dados confidenciais e ameaça mantê-los bloqueados, a menos que a vítima ou instituição lesada pague resgate ao invasor.


Os dados que podem ter sido acessados incluem nome, CPF, RG, endereço, telefone, data de nascimento e estado civil dos contribuintes. "Até o momento, não há indícios de que essas informações tenham sido utilizadas de forma indevida ou ilegal”, informou a prefeitura, explicando que os dados foram apenas criptografados pelos invasores, que exigiram resgate para liberação.

Juliano Ferro explicou ao Campo Grande News que na madrugada de hoje,  o sistema havia sido restabelecido, mas, às 0h45, houve novo ataque, o que comprometeu o atendimento tributário à população. "Mas nós já estamos trabalhando para resolver isso".

Como medida de precaução, a prefeitura orienta a população a redobrar atenção com ligações, mensagens de números desconhecidos e e-mails suspeitos, evitando compartilhar informações sensíveis.


À reportagem, o prefeito disse que registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (3) e que aguarda desdobramentos da investigação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.