Em uma ação conjunta realizada nesta quarta-feira (18) a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), com o apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva relacionados a crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. As operações ocorreram em Dourados, Fátima do Sul e Campo Grande.
O principal alvo da ação foi um homem de 43 anos, preso em sua residência localizada no Jardim Colibri, em Dourados. Durante o cumprimento do mandado de prisão, a equipe policial encontrou em sua casa uma pistola Bersa, calibre .380, com dois carregadores e 22 munições. Também foram apreendidos materiais típicos de tráfico de drogas, como um rolo de plástico filme, comumente utilizado para embalar cocaína, além de um veículo blindado.
O investigado foi conduzido à Defron, onde, além da prisão preventiva, foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ele permanece preso e aguardará decisão judicial no presídio.
A investigação faz parte da Operação Chili Pepper, que recebeu esse nome devido à grande quantidade de potes de geleia de pimenta encontrados na residência do homem. Esse material é utilizado por traficantes para mascarar o cheiro da droga e dificultar a detecção por cães farejadores.
Conforme informações da polícia, o caso é um desdobramento de uma apreensão anterior realizada no dia 1º de setembro de 2024, na BR-267, em Bataguassu, onde a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem em flagrante transportando 210 kg de cocaína dentro de um ônibus.
Investigações subsequentes indicaram que os batedores da carga de entorpecentes tinham um ponto de apoio em Dourados, levando à descoberta da residência que servia como depósito e local de preparação da droga. No local, foram encontrados documentos relacionados ao transporte da carga, 23 munições calibre .357, balança de guindaste, rolos de plástico filme, potes de geleia de pimenta e outros materiais usados para ocultar o tráfico.
As investigações continuam em andamento, visando identificar outros envolvidos no esquema criminoso.