Segunda, 09 de Setembro de 2024
20°C 38°C
Fátima do Sul, MS
Publicidade

Lua de Esturjão: Primeira Superlua do ano ilumina céu de Mato Grosso do Sul

A Superlua estará mais brilhante e visível que o normal nesta segunda-feira

19/08/2024 às 07h54
Por: Redação Fonte: Karina Campos / MÍDIAMAX
Compartilhe:
Superlua visível nesta segunda-feira (Madu Livramento, Midiamax)
Superlua visível nesta segunda-feira (Madu Livramento, Midiamax)

O céu apresentará um espetáculo nesta segunda-feira (19) com o início da primeira Superlua do ano, a Lua de Esturjão, ficando 15% mais iluminada e a 22 mil quilômetros mais perto da Terra.

Conforme o Observatório Nacional, a lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. Até a terça-feira (20), o sol se pôr ao oeste e a lua surgir no horizonte do leste permitirá a observação do fenômeno.

Continua após a publicidade
Anúncio

O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. Em Mato Grosso do Sul, é possível observar o fenômeno entre 20 a 30 minutos após o pôr do sol.

Como observar em MS
A meteorologia indica que o cenário de observação será perfeito em Mato Grosso do Sul, com poucas nuvens no céu. O ideal é procurar um lugar longe da iluminação urbana. Nessa posição a lua parecerá ainda maior e poderá apresentar belas variações de tonalidade, devido às partículas suspensas na atmosfera.

Continua após a publicidade
Anúncio

Henrique Amaral Arcuri, monitor do Clube de Astronomia Carl Sagan, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), explica que a Superlua é uma lua cheia que ocorre quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.

“Durante uma Superlua, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia média. A porcentagem exata da luminosidade da Superlua pode variar dependendo de vários fatores, como a atmosfera e o local de observação, mas em termos gerais, ela será significativamente mais brilhante e maior do que a lua cheia comum”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias